Retrospectiva: Eleições 1992
Por Marcos Pontes
Depois
de quatro anos à frente da prefeitura como o primeiro prefeito eleito
após a morte de "seu" Pereira, chegava a hora do prefeito fazer o seu
sucessor. Muitos pleitearam esse cargo e foram convidados pelo prefeito
para irem para a disputa, afinal todos eram seus aliados. Muitos nomes foram
cotados para serem candidato a prefeito , mas no final o prefeito tirou
do bolso o nome da chapa formada pelo seu secretário de administração
Erivaldo Araújo e Anália Arruda, que venceram as eleições com a maior
diferença registrada até hoje (1661 votos), (em um universo de 9000
eleitores), sobre o segundo colocado, a chapa formada por Dr. Aldenir
Fagundes e o empresário Robélio de Pão Açúcar, pois graças a estes dois
homens não aconteceu o que nem “seu” Pereira conseguiu: acabar a
oposição.
Foto : Nação Calabar
Dr. Aldenir
Fagundes grande homem que durante três décadas prestou grandes serviços
a sociedade norte taquaritinguense, foi ele junto com o empresário
Robélio de Pão De açúcar que juntaram os cacos da oposição que havia
sido abandonada pelo grupo de “seu” Mendes, junto com outros militantes.
Era crítica a situação para o grupo Calabar, e difícil ser oposição em
Taquaritinga do Norte, Jânio Arruda, estava em seu grande momento
político cuja popularidade era muito alta pra se ter uma idéia seus dois
candidatos a prefeito e vice eram da sede. Seu irmão, Jalmirez foi o
vereador mais votado nessas eleições de 1992, só que para ser candidato o
vereador Borges de Pão de Açúcar e os dois primeiros suplentes, Inácio
Boneco e Chá Preto, renunciaram, pois só assim, ele poderia assumir o
mandato e ser candidato à reeleição, por conta do parentesco. Antes que
alguém critique toda essa articulação, analise se não faria o mesmo. A
situação elegeu seis das nove vagas de vereadores, (Jalmirez Arruda e
Biu Fires daqui da sede, Dé Cumaru de gravatá do Ibiapina, Borges de Pão
De Açúcar, Bila Lage , e Manuel de Serra Branca ambos de Matheus
Vieira), as outras três vagas ficaram com a oposição sendo os três todos
de Pão de Açúcar(Milda, Roberon e Uau). Nessas eleições, ouve o
episódio de uma carta que estava junto a um relatório onde mencionavam
as pessoas que poderiam estar sendo falsas e que mereciam toda
vigilância. Não sei se foi montagem, mas depois de uma análise
grafotécnica solicitada pela justiça, ficou comprovado que a assinatura
do autor da carta era verdadeira e não falsificada pela oposição como
disseram, foram distribuídas cópias desta carta para toda a população,
mas não surtiu efeito como mostrou o resultado das urnas. A vitória da
situação já estava clara desde o domingo em que se inaugurou a barragem
das Queimadas, chamada "Obra do Século", pois nunca mais deixaria a
população de Taquaritinga sem água, e cuja inauguração foi a base de um
grande churrasco em praça pública, seguido por um comício com a presença
do então governador da época Joaquim Francisco.
Foto : Arquivo Zé Rinaldo



Comentários
Postar um comentário