Prefeitura inicia limpeza do Açude Santo Amaro
Uma ação histórica e esperada pela população por décadas foi iniciada
na manhã desta terça-feira (9/abril) em Taquaritinga do Norte atraindo dezenas
de curiosos que foram “in loco” constatar o início dos trabalhos. A obra em
questão é a limpeza do açude de Santo Amaro, grande manancial localizado nas imediações
do centro da cidade e que outrora abasteceu a Dália da Serra com sua água,
tendo esta finalidade suspensa após a COMPESA ter assumido o abastecimento de água
do município na década de 70.
Considerado um cartão postal da cidade e responsável direto por momentos memoráveis de quase toda a população de Taquaritinga, este açude por décadas recebeu os esgotos da cidade, tendo ocorrido à interrupção da descarga destes efluentes no governo do ex-prefeito Zeca Coelho, que desviou todos os esgotos que despejavam seus detritos neste histórico manancial.
![]() |
| Limpeza do Açude ocorrida no século passado. |
Praticamente aterrado e abandonado na atualidade o açude de Santo
Amaro está praticamente seco, o que motivou a atual gestão do prefeito Evilásio
a realizar sua limpeza, fato que volta a se repetir mais de 50 anos após o
mesmo ter secado e populares terem limpado o mesmo no sistema de mutirão,
usando parcos recursos existentes na época como enxadas, baldes e todo o
material retirado sendo transportado em lombos de jumentos e burros.
A ação chamou a atenção de inúmeras pessoas e agradou toda população, uma vez que esta é uma antiga solicitação da população que se materializou através das plenárias do Orçamento Participativo e também de requerimento apresentado na câmara pelos vereadores governistas que agora foi prontamente atendida pelo chefe do executivo municipal para a alegria de toda população da Dália da Serra.
As ações iniciais desenvolvidas foram à derrubada de parte do muro de proteção, a construção da rampa para acesso de máquinas e a drenagem do restante da água existente, ações que viabilizarão a retirada da lama, lixo e do aprofundamento do leito do açude, possibilitando o acúmulo de água de melhor qualidade e também numa maior quantidade, uma vez que sua capacidade de armazenamento será ampliada.
“A limpeza do açude de Santo Amaro é mais uma relevante ação do nosso governo. Temos vários projetos para a exploração deste manancial que é um patrimônio do povo de Taquaritinga do Norte”, afirmou o prefeito Evilásio, que vem promovendo o maior programa de abastecimento de água da história de Taquaritinga, sendo a limpeza deste manancial apenas uma das ações integrantes deste importante programa.
Imprensa Oficial de Taquaritinga do Norte

Comentários
Postar um comentário