CAIC TAQUARITINGA: PROJETO KARATÊ NA ESCOLA
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| DIRETOR MARCOS AUGUSTO FIRMOU PARCERIA COM O PROFESSOR DE KARATÊ MÁRIO LUIZ |
INTRODUÇÃO: A prática das lutas faz parte da vida do
homem desde tempo remoto, entre outros, na perspectiva da sobrevivência
humana em luta por comida, abrigo ou defesa, ou mesmo como uma prática
corporal para o bem estar orgânico. Institucionalizada enquanto
modalidade esportiva, constitui-se num fenômeno cultural de marcante
universalidade, que, devido aos benefícios que advém de sua prática, tem
um número gradativamente mais elevado de praticantes. No contexto
contemporâneo, enquanto uma produção humana, as lutas possuem um corpo
de conhecimento e uma prática corporal que faz parte do saber escolar e
não escolar, assim as lutas constituem-se em conteúdo a ser ensinado
pela área de Educação Física em nível de escola e em outros ambientes da
educação não formal. Tradicionalmente presente no meio escolar da
Educação Física, o conteúdo esportivo apresenta uma diversidade de
manifestações, quer seja quanto a sua forma de organização pedagógica
para a aprendizagem (iniciação ou estimulação esportiva, aprendizagem,
aperfeiçoamento e treinamento), quer seja na distribuição do seu ensino
nos diferentes níveis escolares, quer na definição de qual saber
esportivo deve adentrar a escola. Nesta perspectiva realizou-se este
estudo com o objetivo de investigar o interesse e prática da modalidade
karatê no ambiente escolar por alunos(as) do ensino fundamental.
METODOLOGIA: Para tanto foi realizada pesquisa de
natureza descritiva no contexto escolar, tendo como população os(as)
alunos(as) matriculados 4° ao 9°ano do ensino fundamental utilizando-se
como instrumento de investigação o questionário com questões abertas e
fechadas. O questionário enquanto instrumento de investigação foi
utilizado como meio direto de obter-se informações junto ao alunado em
cima do contesto estudado.
RESULTADOS: Interpretando as informações constatou-se
que o conhecimento demonstrado pelos pesquisados indica que o karatê faz
parte do contexto social de vida dos mesmos, quer tenha sido apreendido
através outras pessoas, meios de comunicação televisiva (programas
esportivos, filmes) ou contato direto onde muitos alunos do CAIC
participam de aulas de Karatê no CRAS. Foi relevada pelos pesquisados a
importância de aprender algum tipo de luta corporal no contexto da
Educação Física na escola. Observando o interesse dos(as) alunos(as)
pelas lutas como um conteúdo da Educação Física escolar no ensino
fundamental I e II, foi detectada a grande preferência por parte dos
mesmos em relação ao karatê. Analisando os dados constatou-se que um
número significativo de alunos(as) demonstrou seu interesse em praticar o
karatê na escola, o que significa que este esporte mantinha a atração
dos(as) alunos(as) da escola investigada o que pode levar a existências
de novos potenciais praticantes. O interesse dos alunos pelo karatê
existe e este conteúdo pode ser ensinado e praticado na escola sob os
diferentes níveis de aprofundamento (da estimulação ao treinamento).
CONCLUSÕES: Consideramos que as informações obtidas
neste estudo apresentam importantes elementos a serem observados quando
da discussão e seleção dos conteúdos esportivos da Educação Física no
que diz respeito as lutas de modo geral e ao karatê de modo particular.
Pode-se concluir que existe um interesse evidente por parte dos alunos
pela aprendizagem esportiva das lutas, em especial pelo karatê,
apontando a relevância que este conteúdo tem para a população
investigada, o diretor da escola Marcos Augusto entrou em contato com o
professor de Karatê Mário Luíz que tem uma vasta experiência como
professor da modalidade e o mesmo se prontificou voluntariamente de dá
aulas aos nossos alunos todas sextas feiras, o professor constatou que
os alunos que praticam a modalidade melhoram suas notas e a disciplina
tanto em sala de aula como em casa e que futuramente os próprios alunos
serão os instrutores dos colegas mais novos
FONTE: BLOG CAIC






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