Taquaritinga: Vereadores Jânio Arruda e Gilson Carlos “trocam farpas” sobre condenação de Ex Prefeito!
A reunião da Câmara de Vereadores de Taquaritinga do Norte, onde
frequentemente os representantes dos grupos Calabar (Situação) e Boca Preta
(Oposição) trocam farpas, teve um ingrediente a mais na seção de 17 de outubro:
a condenação pela justiça do atual Vereador e Ex Prefeito Jânio Arruda (PSD) a
cumprir pena em regime semiaberto de 4 anos e meio de reclusão em virtude de
não cumprimento da Lei de responsabilidade Fiscal no ano 2000.
O líder do Governo na Câmara, vereador Gilson Carlos (PTN), conhecido
por sua personalidade forte e coragem na defesa dos interesses do grupo, foi
quem tocou fogo na fogueira desafiando Jânio a falar sobre a condenação para os
presentes. “Vossa Excelência dizia que eu
era um doido, que isso era mentira e agora chegou o momento de você ser punido!
Você vai pagar caro aquela “cruzetagem” da gambiarra que fez com Zeca, agora
você vai ver e as suas contas de 2008 reprovadas pelo Tribunal de Contas estão
chegando nesses dias pra Câmara votar. Pra quem dizia que era limpinho que nem água
de coco agora saí uma condenação! Vou esperar Vossa Excelência falar e tentar
se defender e na próxima semana tem mais coisa pra informar ao povo!”,
finalizou o Vereador Gilson Carlos.
A expectativa pelo rebate e pelas explicações de Jânio Arruda era grande e
ele não titubeou em falar sobre o caso quando novamente usou a palavra. “Essa sentença foi o prato preferido da
imprensa essa semana, agora isso só acontece com quem é ordenador de despesas!
Sou temente a Deus e com muita fé ele me deu o preparo para sair dessas
dificuldades. (...) O Vereador Gilson tem uma grande vantagem: ele mesmo
pergunta e ele mesmo responde! Além disso, tem um conhecimento jurídico muito
grande (em tom de ironia) e é tão trabalhador, colocou tanta água em Pão de
Açúcar que pra entrar lá tem que levar uma boia! (...). Eu fiquei surpreso com
a sentença e com o tamanho da pena. Só hoje fui intimado e peguei a cópia do
processo, mais quem não deve não teme! A lei de Responsabilidade Fiscal foi
editada em 5 de maio de 2000 e trás em seu bojo que para se fazer doações tem
que fazer antes uma lei específica. (...) Nesse período foram feitas muitas
ajudas por mim e por mais de 100 prefeitos de Pernambuco! (...) Doei um lote de
terra e uns sacos de cimento a Maria Gaga, uma senhora que ocupava uns barracos
na beira da pista e demos uma moradia digna a ele, atendendo inclusive ao
pedido do Promotor da Comarca na época. (...) As outras ajudas foram para um
paciente fazer sessões de hemodiálise em Carpina e Recife, pois foi na época
que morreram mais de 50 pacientes num hospital em Caruaru por contaminação fazendo
esse tratamento e eu não ia deixar uma pessoa morrer por falta de atenção!
(...) Sei que teve gente que fez a festa, soltou fogos, mais deixo claro que
tenho muita fé em Deus e nunca vi tanta gente sendo solidário e querendo me
ajudar! Tem advogado se oferecendo pra fazer a minha defesa! Vou discutir esse
assunto no tribunal, que é o foro competente, se acharem que sou culpado vão me
condenar , senão vão absolver.(...) tem casos semelhantes como o do atual Vice
Governador João Lyra que fez muito mais do que isso na mesma época que também
era Prefeito e foi absolvido, tem dezenas de jurisprudências sobre isso! (...)
Estou gostando do legislativo de onde só sairei em 31 de dezembro de 2016 e
peço as pessoas que gostam de mim que se tranquilizem, pois em toda a minha
vida pública nunca fui multado e punido em absolutamente nada! Vou apresentar
minha defesa onde tiver direito e me defender junto a quem tem competência para
julgar o caso”, finalizou.
O assunto promete novas e acaloradas discussões nas próximas sessões e
reacende a antiga rivalidade política no fim de um ano pré-eleitoral, dividindo
opiniões e gerando as mais inusitadas situações que diariamente enriquecem o
folclore político da Dália da Serra. (Por Elisberto Costa)

Comentários
Postar um comentário