Presidente da Câmara denuncia nepotismo na prefeitura de Taquaritinga do Norte
O presidente da Câmara de Taquaritinga do Norte Geovane, enviou ofício ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE), com a indicação da prática de nepotismo na Administração Pública de Taquaritinga do Norte.
![]() |
Presidente da Câmara, Geovane Pequeno César |
O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou ao prefeito José Evilásio de Araújo, afastar de suas funções todos os servidores comissionados que sejam cônjuges, companheiros ou parentes consanguíneos, até o terceiro grau, do prefeito, vice-prefeito, secretários municipais e demais ocupantes de cargos de chefia, direção e assessoramento no quadro funcional do município.
(Clique na imagem abaixo para ampliar)
A nomeação, para cargo em comissão ou de confiança, de familiares de autoridades com poder de nomeação ou de servidores investidos em cargos de direção, chefia e assessoramento foi vedada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que estabeleceu na Súmula Vinculante nº 13 que tal prática afronta a Constituição Federal.
O STF se posiciona contra a nomeação de parentes de autoridades de um órgão para atuar em outros entes da administração pública, prática denominada nepotismo cruzado.
Dr. Iron Miranda /Foto Sulanca News |
Conforme destacou o promotor de Justiça Dr.Iron Miranda, a atuação do MPPE busca reprimir a prática do nepotismo no Poder Executivo municipal.
Já o presidente da Câmara Municipal, Geovane P. César explica:
O gestor deve responder ao MPPE informando no prazo de 10 dias, se acata ou não a recomendação. Caso não atenda a recomendação do MPPE, o caso configura ato de improbidade administrativa. A recomendação foi publicada no Diário Oficial da última quinta feira (24). (PEmais.com)
Comentários
Postar um comentário