O que é estresse?

Escrito Por: José Inácio
Psicólogo em Formação
Pela Favip/Devry
Nos últimos tempos as pessoas queixam-se de estresse com muita frequência, mas o que é estresse? Será chegar em casa depois de um dia de trabalho intenso, passar horas no transito, demorar em pé na fila de um banco, viver em constante conflito no relacionamento? É fato que tudo isso possibilita o aparecimento do estresse, de acordo com a Wikipédia, a enciclopédia livre, a palavra estresse significa um esgotamento físico e mental. É evidente que quando vivenciadas por um individuo, não há duvidas que desencadeiem um alto nível de estresse, causando assim o aparecimento de doenças psicossomáticas. 

É claro que boa parte das pessoas fala a palavra estresse em vários momentos da vida, contudo o senso comum entende essa palavra como um desequilíbrio, algo que não vai bem com o sujeito. É comum usarmos tal palavra em vários momentos na nossa vida, sem estabelecer-nos critérios sobre o estresse, de forma que basta acontecer algo que desagrada o nosso “EU” e já afirmamos: “estou estressado!” ninguém adoece, por causa do estresse, do dia para o outro, o próprio corpo sinaliza que as coisas não vão bem, basta prestar atenção. De acordo com Lipp (2002) existem alguns sinais que podem indicar uma pessoa com estresse ou inicio dele: 

* Tensão muscular, tais como: aperto de mandíbula, dor na nuca etc.
* Hiperacidez estomacal (azia) sem causa aparente.
* Esquecimento de coisas corriqueiras, como o número de um telefone que usa com frequência, onde pôs a chave etc.
* Irritabilidade excessiva, vontade de sumir de tudo.
* Sensação de incompetência, de que não vai conseguir lidar com o que está ocorrendo.
* Pensar em um só assunto ou repetir o mesmo assunto.
* Ansiedade.
* Distúrbio do sono, ou dormir demais ou de menos.
* Cansaço ao levantar.
* Trabalhar com um nível de competência abaixo do seu normal.
* Sentir que nada mais vale a pena,
* Mudança de apetite.
* Alterações de humor 

Se você enquadra-se em 30% normal e, 50% fiquem muito atento, você precisa mudar sua rotina imediatamente, mas se tem 80% ou 90% desses sintomas é necessário que procure urgentemente um neurologista ou um psicólogo para um acompanhamento terapêutico.
Algumas atitudes simples que podem evitar ou amenizar o estresse: 

* Dormir direito
* Cuidar da saúde
* Alimentar-se de forma saudável
* Fazer atividades físicas
* Proporcionar-se momentos de prazer
* Refletir sobre a maneira de lidar com as situações e buscar mudanças. 

Diante o exposto vale salientar que esses sintomas não se aplicam a todas as pessoas, cada organismo reage de uma forma diferente aos agentes estressores interno e externo. 

Referência 

OLIVEIRA, C. F. Andréa. Estresse, 2011 disponível em: http://ftp.comprasnet.se.gov.br/sead/licitacoes/Pregoes2011/PE091/Anexos/Comercio_modulo_I/psicologia/psicologia_14.pdf acesso em: 24 de novembro de 2013. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Estresse aceso em: 24 de novembro de 2013.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prefeito de Taquaritinga destaca importância de Diogo Moraes na cultura local

Empossados - Agentes de Combate a Endemias são empossados em Santa Cruz do Capibaribe