Parlamento reúne autoridades no Agreste para avaliar efeitos da seca
O deputado Claudiano Martins Filho (PSDB) coordenou o debate, que ainda contou com a presença dos parlamentares Izaías Régis e Marcantônio Dourado, ambos do PTB. O secretário estadual de Agricultura e Reforma Agrária, Ranílson Ramos, e representantes do Sebrae, da Adagro e de diversas prefeituras do Estado também participaram.
Entre os principais problemas causados pela estiagem, estão o descarte do rebanho e a redução da produção de grãos e leite (causada pela morte e subnutrição dos animais). A bacia leiteira de Pernambuco é a maior do Nordeste e gera uma receita de, aproximadamente, R$ 11 bilhões. As medidas emergenciais adotadas pelo Executivo para minimizar os prejuízos ganharam destaque no pronunciamento de Ranílson Ramos. Ele citou a compra imediata de 1.300 toneladas de sementes de milho para tentar garantir as safras de 2012, além da recuperação ou instalação de 1.400 poços para acelerar o abastecimento de água.
“São ações fundamentais para equilibrar a economia regional. Com medo da seca, os criadores estão vendendo o gado. Há relatos de que, em uma localidade próxima, foram vendidos, em uma semana, 5 mil bois. A média, antes da estiagem, era de 3 mil cabeças”, explicou.
Para o presidente da Comissão de Agricultura da Assembleia, deputado Claudiano Martins Filho, a reunião foi importante para que os prefeitos e proprietários de terra propusessem meios para amenizar o problema. “Também vale destacar que a integração das prefeituras, das Câmaras Municipais, da população e da Assembleia nos dá mais forças para vencer o desafio.”
Diário Oficial do Estado (D.O.E.)
Comentários
Postar um comentário